sexta-feira, 6 de março de 2009

e o bambu?

Novas tendências deveria ter como sinônimo a palavra: skate (bras.)!
Em um esporte em constante mutação e evolução falar que "as novas tendências apontam para..." seria chover no molhado. Digo "esporte" por que este texto trata de um assunto ligado a produtos, pois (chovendo no molhado) todos sabemos que skate é algo mais... Não é apenas uma modalidade esportiva praticada por uma fatia da sociedade e sim um estilo de vida. Mas isto já é outro assunto.
O assunto de hoje é: shapes!
Em especial o novo modelo da Cisco que utiliza bambu como matéria prima. No mês passado a Bob Shop (loja de Araçatuba, minha cidade) recebeu os primeiros modelos da Cisco e pude ver o shape de perto, aparentemente é um bom shape, li matérias falando bem, sobre a durabilidade e o bom "pop" da madeira e particularmente me agrada a idéia do uso de bambu.
Em arquitetura e design existem ótimos projetos com esta matéria prima, e vejo com bons olhos a iniciativa da indústria de skate, visto que o impacto ambiental do bambu é bem menor do que no uso de madeira "convencional".
Nestes anos ligado ao skate já vi algumas tentativas frustradas de uso de outros materiais substituindo a madeira e também alguns projetos interessantes que ainda não chegaram a produção em massa, como o Folha Seca, mas um ponto ainda é falho (a meu modo de ver) neste projeto "ecolegal":o preço. Sou leigo no processo de produção, mas levando em conta que o tempo entre plantio e colheita do bambu é menor que o das demais matérias primas, que bambu é encontrado com facilidade em nosso pais e principalmente olhando para o bolso dos skatistas, o shape tem um preço salgado. (sim ok.. ele é mais resistente que os demais... li a respeito...)
Enquanto esperamos sentados na sarjeta pelo shape dos sonhos com um preço acessível eu pergunto: E o bambu???


(Desculpem a piada infame.. mas não aguentei..rs..)

Nenhum comentário: